Aerologia

A aerologia é uma ciência que estuda os movimentos das massas de ar que aos níveis mais baixos, sofrem influência do efeito do solo. A natureza do solo e a morfologia do terreno podem alterar as condições climatéricas locais, dando origem aos denominados microclimas. Podem-se alterar; a velocidade e direção do vento, a temperatura, a umidade e o aparecimento de nuvens. A aerologia estuda os fenômenos locais: os ventos locais, brisas, ascendências térmicas, o fenômeno da restituição, o comportamento do vento face ao relevo, etc.

 VENTOS LOCAIS
O vento desloca-se em várias camadas, é na camada mais baixa que este assume comportamentos diversificados na colisão com os objetos adjacentes à superfície (rochas, vegetação, relevo, casas e outros objetos). Devido ao efeito de “Coriolis” e do atrito causado pelos objetos, a direção e intensidade do vento não serão a mesma em todos os níveis. Por exemplo: um vento Sudoeste à superfície pode ser Oeste em algumas centenas de metros mais acima, se continuarmos a subir a direção do vento pode mudar para Noroeste. Por razões diversas é importante perceber que a direção e intensidade do vento não são iguais em todas as altitudes.

BRISA
A brisa é um vento à escala local, formado geralmente por um fenômeno térmico. Existem vários tipos de brisas; do mar, da terra, vale, montanha, etc. Regra geral quando o vento geostrófico é nulo ou fraco, impõem-se as brisas locais.

BRISA DO MAR
Durante o dia a terra aquece mais do que o mar, consequentemente o ar desloca-se das zonas mais frias para as mais quentes, é a razão principal porque surge a brisa do mar.

BRISA DA TERRA
Durante a noite este processo inverte-se, o ar desloca-se da terra para o mar. Em virtude da terra durante a noite arrefecer mais rápido do que o mar.

BRISA DO VALE
O aquecimento das encostas expostas ao sol produz um vento local de ascensão ao longo das mesmas, designado por vento anabático. Regra geral, quanto maior for a intensidade solar, maior será a força do vento. Sobe os vales durante o dia e resulta da camada de ar das brisas das encostas, sendo mais forte quanto mais alto for as encostas. Quando o vale estreita a brisa do vale acelera.

BRISA DA MONTANHA
Ao anoitecer dá-se o arrefecimento das encostas e produz o efeito oposto, ou seja, um vento local descendente, designado por vento catabático. Este vento é tanto mais forte quanto mais frio for a temperatura ambiente, sendo normalmente mais intenso ao meio da noite. As correntes anabáticas contribuem para que seja no cimo dos cumes e encostas expostas ao sol se onde se formam as ascendentes. Nota: De noite todas as brisas mudam o sentido em virtude da inversão dos fenômenos térmicos. Todas as brisas aparecem apenas em situações meteorológicas suaves, principalmente nos anticiclones (quando o vento apresentado pela meteorologia é fraco).

RESTITUIÇÃO
É um fenômeno que se processa nos dias quentes ao fim da tarde, consiste na libertação do calor acumulado na vegetação. É uma térmica extensa e muito suave (sem turbulência).

 1,957 total views,  3 views today